Como começar seu negócio na internet? - Thiago Programador

Como começar seu negócio na internet?

 

Você já deve ter pensado nisso algumas vezes não é verdade? Como começar meu próprio negócio online. Essa é uma pergunta que vem permeando até mesmo as conversas na mesa do bar. Tenho certeza que já pensou em montar sua própria loja de e-commerce. Mas você sabia que as possibilidades na internet vão muito além dessa modalidade de negócio? Mas pra falar bem da verdade, o que a gente queria mesmo era descobrir como ganhar dinheiro na internet. Não é verdade?

Pensando dessa forma, o blog resolveu buscar algumas possibilidades de iniciar um negócio digital que te proporcionasse a possibilidade de empreender nesse mundo virtual. Primeira pergunta: Você está mesmo disposto a abrir um negócio em um ambiente que nunca fecha, com consumidores exigentes e que estão dispostos a reclamar mais do que elogiar?

Sim é verdade você precisa saber que quando pensamos em um negócio digital, precisamos pensar em um ambiente que funciona 24h por dia. Não que você precise estar o tempo todo disponível. Não é essa a ideia, definitivamente. Mas eles, os clientes, estarão lá buscando seus produtos e serviços, o tempo todo.

Gastão Mattos, estudioso e empreendedor da área, afirma que segundo pesquisa da Forrester, a soma das vendas online dos três maiores mercados da América Latina (Brasil, Argentina e México) deve alcançar US$ 30,9 bilhões em 2020. Ele ainda pontua que as novas tecnologias possibilitam que o empreendedor conheça melhor o seu consumidor fazendo com que ele possa ser tratado de forma personalizada, com ofertas de seu interesse e outros serviços que tragam mais comodidade durante o processo de compras.

Ainda segundo Gastão “O crescimento acentuado do e-commerce ampliou a concorrência e é natural que os lojistas busquem novas soluções para se destacar e aumentar a taxa de conversão.” Opa, uma novidade ai. Ainda não tínhamos considerado que lojas físicas também estão buscando espaço no universo online. Não tem jeito. Todo mundo quer um espacinho nesse ambiente que é tendência mundial. Então vamos as dicas.

Já dissemos algumas palavras chaves importantes. Quero relembra-las e ainda deixar mais algumas outras para que possa refletir bem antes de se aventurar.

 

Planejamento.

Esse é o principal caminho para qualquer coisa que queira fazer. Você planeja a sua viagem de final de ano com a família, não é verdade?  Porque então não iria planejar as suas ações para empreender? Gaste um tempo nessa etapa. Defina bem seus objetivos, quem quer atingir, os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Enfim, Planeje! Isso fará toda a diferença. Como, quando e porquê. Perguntas que podem parecer simples agora mas que te darão uma visão de negócio que irá te proporcionar segurança até mesmo para tomada de decisões.

 

Defina os melhores canais.

Sim, é simples assim. Talvez uma loja online não seja exatamente a melhor saída. Já pensou nisso? Talvez pra você seja mais interessante trabalhar com o facebook, ou google shopping, ou mesmo estar no mercado livre por exemplo. Então, gastar um tempinho pensando em qual a melhor estratégia será imprescindível.

 

Conheça seu cliente

Conhecer bem seus clientes te proporcionará ações mais efetivas. E não estou falando só de divulgação. Conhece-lo será fundamental para a busca de novos produtos, por exemplo. Novidades. É isso que todo mundo procura na internet. E precisamos estar sempre atentos sobre como surpreender nossos clientes.

 

Veja e reveja seu orçamento

Como assim? Você deve estar se perguntando. Internet não é de graça? Eu fico muito triste (ou feliz) em te informar que não, não é de graça. Mas gente, não é só postar no face, aí a minha tia curte e pronto? Não. É preciso investir nos canais corretos, da forma correta. Mas nós já falamos sobre isso na postagem “Como divulgar sua empresa online”, lá você vai encontrar importantes dicas.

 

Eu ainda preciso te contar que você pode começar trabalhando em casa, nas suas horas vagas. Não é necessário ou indicado que você abandone seu emprego, ao menos não nesse início. Dessa forma você pode garantir recursos próprios para seu projeto. Essa é outra dica valiosa. Há estudiosos que afirmam que devemos separar aproximadamente 30% do orçamento para a plataforma de loja virtual e o restante para a implementação das estratégias de marketing digital. Esse é um bom ponto de partida para o planejamento financeiro.

 

Inovar e empreender. Tenha essas duas palavras sempre em mente e foque no seu cliente. Se organize, planeje, estude. Não posso terminar o texto sem te orientar a procurar os parceiros corretos para esse desafio. Não é o mais indicado fazer tudo sozinho. Parcerias bem feitas com profissionais que possam agregar com conhecimento. Faça boas escolhas e boa sorte em seu novo empreendimento.

Imagem do perfil do programador
Thiago Martins
Empreendedor em Thiago Programador. Tem formação nas áreas de Computação, Análise e Desenvolvimento de Softwares e Programação POO PHP, além de certificação para desenvolvimento de aplicativos móveis.
Google +
Minha página no facebook: Facebook