Tutorial Atualização – Nova API

O conteúdo abaixo foi escrito por: Divox Tecnologia

Fonte: https://wordpress.org/support/topic/tutorial-atualizacao-nova-api/

 

 

Fizemos um tutorial que foi marcado como SPAM por isso segue novamente.

Sabemos que cada caso pode ser diferente, mas vou compartilhar aqui o que fizemos e nossa experiência até aqui para economizar tempo dos colegas.

Começamos removendo o plugin anterior (fizemos backup para retornar como de costume). Instalamos o novo plugin e seguimos para a interface dos Correios para validar o contrato: https://cws.correios.com.br/

Importante: aqui há um login e senha informado pelos Correios, consulte o gestor do contrato na agência e aproveite para perguntar qual é o seu “Cartão de Postagem”.

Ao efetuar login, vá primeiro para “Gestão de acesso a API’s, e clique em “Regerar código”. O código gerado não ficará disponível para consulta… Você deve salvá-lo, pois depois só terá opção de gerar um novo. Além disso, a plataforma dos Correios está sobrecarragada, portanto poderá demorar até mais de uma hora para que seu código seja validado e ativo.

Fique atento nesta tela… Nela há a informação: “Usuário do Portal Meu Correio”. No plugin achamos que deviamos informar o usuário de acesso â plataforma (somente números) e isso nos custou algum tempo, porque ao tentar capturar a lista de serviços disponíveis, era gerado um erro.
Então anota ai: “Username” no plugin, deve conter o dado neste campo “Usuário do Portal Meu Correio”.

Uma vez gerado o código, que no plugin é chamado de Access code, você poderá testar a disponibilidade, clicando em “Início”. Em seguida, clicar em “Credenciais”… O usuário já vem preenchido, cole o Access Code (Código de acesso as APIs), que você gerou e o Cartão de Postagem. E em seguida clique em “gerar token”. O Token não será solicitado na integração, pois o plugin já faz a geração de token automaticamente.

Uma vez concluídas estas etapas, vá para o Woocommerce -> Configurações -> Integrações -> Correios e entre com as informações:

1. Username (Usuário do Portal Meu Correio).
2. Access Code (Código de acesso as APIs).
3. Posting Card (Cartão de Postagem).

Salve e “depois” clique no botão “Update Services List”.
Aguarde a mensagem de sucesso. É esta rotina que irá capturar todos os serviços disponíveis no contrato vigente, lá nos Correios.

Uma vez concluída esta etapa, vá para a aba “Entrega” -> Woocommerce ->Configurações ->Entrega.

Mesmo que você já tenha Métodos cadastrados, terá que criar novos… Os métodos antigos aparecerão como (Legacy). Clique em “adicionar método de entrega” e escolha “Correios (New API).

Em seguida clique em “Editar” no novo método adicionado.

Nesta tela será possível escolher o serviço, e definir o CEP de postagem (origem do produto). Também é possível marcar a caixa ” Show estimated delivery time” para que seja exibida uma estimativa de prazo de entrega nas consultas de frete disponíveis na sua loja.

Adicione as modalidades (métodos). Ative e teóricamente é tudo que você precisa para fazer funcionar.

IMPORTANTE: Em algumas localidades, o SEDEX contrato não está disponível, neste caso selecione: SEDEX CONTRATO AG, os demais retornarão erro deste tipo:
“msgs”:[“ERP-006: CEP de origem nao pode postar para CEP de destino.”],”date”:”2023-09-19T02:17:21″,”path”:”uri=/preco/v1/nacional/03158″

 

Fonte: https://wordpress.org/support/topic/tutorial-atualizacao-nova-api/

 

NOTAS:

Você precisa realizar um contrato com os correios utilizando um cnpj com certificado digital. Existem 4 modalidades de contratos: clube correios – grátis(até 25% de desconto nos envios por sedex e pac, pagamento no balcão), bronze 1: grátis (com benefícios de coleta no endereço acima de 11 unidades, até 25% de desconto nos envios por sedex e pac, pagamento dos envios no próximo mês), prata 1- 1000 reais de envios, ouro – 2500 reais de envio. Após o envio da documentação em até dois dias úteis você recebe o número do cartão de postagem por email.

Link de cadastro para o cartão de postagem (login e cadastro no final da página antes do footer): https://www.correios.com.br/correios-facil#

O código de acesso para o woocommerce deve ser gerado a partir desta conta cnpj dos correios, ou seja o usuário do correio fácil (cartão de postagem) e o que gera o código de acesso devem ser os mesmos.

link para gerar código de acesso do woocommerce: https://cws.correios.com.br/

    Solicite o Contato do programador

    Preencha o formulário abaixo e solicite agora o contato do programador para podermos desenvolver juntos a solução para o seu negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *