Novas regras de recebimento de e-mail do Google: prepare-se para evitar a caixa de spam

O Google anunciou, em 2023, novas regras de recebimento de e-mail para todos os domínios que desejam que suas mensagens sejam entregues à caixa de entrada dos usuários do Gmail. As novas regras entram em vigor em 31 de janeiro de 2024 e incluem as seguintes alterações:

  • Obrigatoriedade da entrada DMARC

A DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance) é uma política de autenticação de e-mail que ajuda a proteger os usuários contra e-mails fraudulentos. A partir de 31 de janeiro de 2024, todos os domínios que desejam que suas mensagens sejam entregues à caixa de entrada do Gmail deverão ter uma entrada DMARC configurada.

Link para a ferramenta CheckMX do Google: https://toolbox.googleapps.com/apps/checkmx/?lang=pt-BR

  • Requisitos para as autenticações DKIM e SPF

As autenticações DKIM (DomainKeys Identified Mail) e SPF (Sender Policy Framework) também são importantes para a segurança e entrega de e-mail. A partir de 31 de janeiro de 2024, os domínios que desejam que suas mensagens sejam entregues à caixa de entrada do Gmail deverão ter as autenticações DKIM e SPF configuradas com um nível mínimo de confiança de “provavelmente autenticado”.

  • Monitoramento do POSTMASTER do Google

O POSTMASTER do Google é uma ferramenta que fornece informações sobre o desempenho do envio de e-mail para o Gmail. Os domínios que desejam garantir que suas mensagens sejam entregues à caixa de entrada do Gmail devem monitorar o POSTMASTER regularmente.

Link para a ferramenta POSTMASTER do Google: https://postmaster.google.com

  • Requisito para o cancelamento de inscrição

Todas as mensagens de marketing e de inscrição devem permitir que os destinatários cancelem o recebimento de e-mails com um único clique. O cancelamento de inscrição deve ser fácil de encontrar e seguir.

Recomendações para se preparar para as novas regras

Para se preparar para as novas regras de recebimento de e-mail do Google, é importante realizar as seguintes ações:

  • Teste seus domínios

Use a ferramenta CheckMX do Google para verificar se seus domínios estão configurados corretamente para as novas regras.

  • Revise as autenticações

Certifique-se de que suas autenticações DKIM, DMARC e SPF estejam configuradas corretamente e com um nível mínimo de confiança de “provavelmente autenticado”.

  • Monitore o POSTMASTER

Acesse o POSTMASTER do Google regularmente para verificar o desempenho do envio de e-mail para o Gmail.

  • Revise o cancelamento de inscrição

Certifique-se de que suas mensagens de marketing e de inscrição permitem que os destinatários cancelem o recebimento de e-mails com um único clique.

Segmentação da base

A segmentação da base é uma estratégia importante para melhorar a entregabilidade de e-mail. Ao segmentar sua base, você pode enviar mensagens mais relevantes e personalizadas para seus destinatários. Isso ajuda a aumentar a taxa de abertura e de cliques, o que pode melhorar sua reputação de remetente e, consequentemente, a entregabilidade de suas mensagens.

A segmentação da base pode ser feita de acordo com diferentes critérios, como:

  • Interesses
  • Localização
  • Perfil demográfico
  • Comportamento

Ao segmentar sua base, você pode criar grupos de destinatários com características semelhantes. Isso permite que você envie mensagens mais relevantes e personalizadas para cada grupo, o que pode aumentar a probabilidade de que as mensagens sejam abertas e clicadas.

Conclusão

As novas regras de recebimento de e-mail do Google são importantes para melhorar a segurança e a entregabilidade de e-mail. Ao se preparar para as novas regras, você pode garantir que suas mensagens sejam entregues à caixa de entrada dos seus destinatários.

    Solicite o Contato do programador

    Preencha o formulário abaixo e solicite agora o contato do programador para podermos desenvolver juntos a solução para o seu negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *